O professor de Educação Física do Instituto Federal da Paraíba, Campus Princesa Isabel, Adriano Barros Carneiro, defendeu em janeiro deste ano sua dissertação de Mestrado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, Portugal. Seu estudo buscou "Analisar os efeitos de um programa de esportes coletivos na aptidão física de adolescentes do ensino técnico".
O trabalho levou em conta componentes da aptidão física como IMC (Índice de Massa Corporal), flexibilidade, resistência abdominal e aptidão cardiorrespiratória. A investigação analisou 60 adolescentes de 15 a 17 anos de uma escola técnica profissional de tempo integral da cidade de Fortaleza, que foram divididos em dois grupos: um de controle e outro experimental. O grupo experimental realizou o programa de esportes por 12 semanas, com duas sessões semanais de 40 minutos. O outro grupo participava apenas das aulas regulares da Escola que acontecia uma vez por semana.
Após o estudo concluiu-se que um programa de esportes coletivos após o horário regular de aula aprimorou significativamente a aptidão física dos adolescentes, sendo uma alternativa para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e doenças hipocinéticas, como diabetes, hipertensão arterial e osteoporose. Já o grupo de controle apresentou uma diminuição significativa dos níveis de aptidão física, comprovando que apenas uma aula semanal de Educação Física é insuficiente para manter o condicionamento físico dos estudantes.
Segundo o professor Adriano Barros o apoio do Campus Princesa Isabel foi fundamental para a conclusão do seu mestrado. “Estendo meus agradecimentos a todos os meus alunos, colegas professores e corpo administrativo-pedagógico do IFPB” disse.Diretoria de Comunicação do IFPB
Blog do César Silva
Ceritell / Banda larga para empresa/residência Link dedicado
(83) 9996-5024 Tim
(83) 9628-3434 Tim
(81) 9622-6915 Tim
www.ceritell.com.br
www.ceritell.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário